terça-feira, 2 de julho de 2013

Ativar scroll lateral (borda) no touchpad pelo terminal. [Driver Synaptics].

        Já faz tempo que eu não posto, não tenho encontrado muitos "problemas" no Slack que não possa ser resolvido com uma simples busca no Google.
        Estou com um laptop novo, quando instalei o Slack e entrei no KDE não conseguia usar o scroll do touchpad, depois percebi que dava para usar com dois dedos, mas ainda era chato, prefiro o scroll lateral. Fui nas configurações do KDE e nas configurações de dispositivos de entrada não havia a opção para touchpad, achei estranho, inicie o XFCE e a opção estava lá e vi que dava para mudar de scroll com dois dedos ou lateral, mas, obviamente, só funcionava no XFCE. Fui ver nos bugs do KDE e já tinham relatado isso, porém era um problema do driver (Synaptics) e não do KDE. Então sai à procura de uma solução pelo terminal, já que se dava para configurar no XFCE daria em qualquer outro ambiente usando o terminal. Depois de muita lidas em forum, blogs etc vi que dá para configurar o Synaptics pelo xinput.
        Então vamos lá! Para resolver esse problema usaremos os seguintes comandos:

Esse para habilitar o scroll lateral,

~$ xinput --set-prop --type=int --format=8 "SynPS/2 Synaptics TouchPad" "Synaptics Edge Scrolling" 1 0 0

Esse desabilita o scroll com dois dedos,

~$ xinput --set-prop --type=int --format=8 "SynPS/2 Synaptics TouchPad" "Synaptics Two-Finger Scrolling" 0 0

         Reparem que para mudar as opções de habilitar/desabilitar só é preciso mudar o primeiro binário no final do comando, logo, se você pode ter o scroll lateral e com dois dedos (1 0 0 / 1 0), só com dois dedos (0 0 0/ 1 0), ou sem scroll (0 0 0/ 0 0). O segundo binário, em ambos os comandos, é para habilitar/desabilitar o scroll horizontal.

        Quando o KDE for reiniciado ele voltará para o padrão, então para deixar automático crie um script e adicione na opção Iniciar Automaticamente nas configurações do KDE (já expliquei como fazer isso em outras postagens).

Blz?!
Até outro dia!
Vlw!





Nenhum comentário: