sábado, 6 de outubro de 2012

Pequeno comentário sobre o Slackware 14.0 e sobre o Erro no Amarok 2.6

Olá! Depois de uma semana de uso do Slack 14.0 venho fazer meus comentários a respeito dele. Não fiz upgrade, baixei a ISO e instalei do zero. A instalação continua com a GUI ncurser quem já instalou uma vez não vai encontrar obstáculos.
Com o kernel 3.2.29, pelo menos no pc, a temperatura deu uma boa baixada, também percebe-se que o sistema está mais rápido, ver-se também uma mudança no visual com o ambiente KDE 4.8.5, uma novidade é o NetworkManager como gerenciador de rede por default (agora dá pra conectar dispositivos 3G sem quebrar a cabeça hahahaha), mas ele não está ativo quando o KDE inicia, logo tem-se que executar o NetworkManager toda vez ou ir em Configurações do Sistema -> Inicialização e desligamento e adicionar o NetworkManager no Iniciar automaticamente (o NetworkManager encontra-se na pasta /usr/sbin) para ele executar na inicialização [sic] ou (uma solução bem melhor) vai na pasta /etc/rc.d e permita que o arquivo rc.networkmanager seja executável:

# chmod +x /etc/rc.d/rc.networkmanager


Quando fui ouvir músicas no Amarok houve um erro no phonon e ele não executava MP3 pra resolver isso encontrei um complemento do gstreamer para OpenSuse que funcionou perfeitamente

Aqui está o complemento: http://pkgs.org/opensuse-12.2/packman-i586/gstreamer-0_10-plugins-fluendo_mp3-0.10.18-3.5.i586.rpm.html


Como é um arquivo .rpm tem-se que ir no terminal e mudar para .txz ou .tgz para depois instalar com o installpkg, os comandos são fáceis.
Dentro da pasta em que está o arquivo execute esses comandos:

~$ rpm2txz gstreamer-0_10-plugins-fluendo_mp3-0.10.18-3.5.i586.rpm

depois instale:

~# installpkg gstreamer-0_10-plugins-fluendo_mp3-0.10.18-3.5.i586.txz

Assim o Amarok vai reproduzir os arquivos em .mp3

Do mais não encontrei outro problema.

Portanto o Slack tá cada vez mais fácil de usar, com a filosofia KISS não ver-se bugs como em outras distros, ainda vou falar da instalação do driver da placa SiS em outra postagem, pra mim o Slack continua melhor alternativa pra infelizes donos de placas SiS. Até lá!

Vlw!!


Segue-se os links para baixar o Slackware 14.0:
Por torrent: http://slackware.com/getslack/torrents.php
ou direto:
(32 bits) http://taper.alienbase.nl/mirrors/slackware/slackware-14.0-iso/slackware-14.0-install-dvd.iso
(64 bits) http://taper.alienbase.nl/mirrors/slackware/slackware64-14.0-iso/slackware64-14.0-install-dvd.iso




5 comentários:

Deny Dias disse...

Caro Itaman,

Estava aqui quebrando a cabeça com o Amarok mudo. Sua dica foi em cheio! Instalei a lib alienígena do OpenSUSE, fechei e abri o Amarok e pronto. Houve som! Sensacional! Nem precisou reiniciar a sessão do X.

Mal pergunte, como vc descobriu isso?

Muito bom! Obrigado!

Itaman Cavalcanti disse...

E aí Deny?!!
Primeiro eu fui nas configurações do Amarok e tentei mudar a Infraestrutura, mas não deu certo, daí eu tentei reinstalar o gstreamer q tbm não adiantou, então eu fui pesquisar as bibliotecas do gstreamer daí eu vi que para o OpenSuse tinha essa lib a mais, instalei e deu certo (It's alive kkkkk).

Blz?!

Deny Dias disse...

Oh yes, it is! Obrigado por compartilhar!

Para retribuir a gentileza: acabei descobrindo outra mutretinha para tocar arquivos m4a no Amarok, que na instalação padrão do Slackware não rodam "out-of-the-box". Quando chega num m4a na playlist, pára.

# sbopkg -i "gst-plugins-ugly gst-plugins-bad gst-ffmpeg"

Reinicia o Amarok e pá! m4a rodando. O gst-ffmpeg serve pra transcodificar dentro dele.

Itaman Cavalcanti disse...

Dificilmente baixo sons com esse formato (m4a), mas vou instalar, dica são sempre bem-vindas até pq outra pessoa pode ler e achar a solução de um problema.

Valeu Deny!

Lucius disse...

Eu também estava quebrando a cabeça com a falta de som no Amarok para arquivos MP3. Alterei a estrutura do Phonon para preferir o Xine, mas o problema continuava. Tentei de quase um tudo =/ A solução veio mesmo com a instalação do pacote fluendo mp3. Precisei reiniciar a sessão pra ter efeito. Ainda, foi esse post que trouxe luz ao meu problema, muito obrigado.